ADRO 2020

O primeiro evento do ADRO, organizado em parceira com a Junta Regional Leiria-Fátima, teve lugar nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Seminário Diocesano de Leiria.

Evento

Este primeiro evento do ADRO foi uma atividade de fim de semana com propostas de formação, experiências e vivências em torno da animação da fé e vivência da espiritualidade no CNE.
Os participantes encontraram ali imensas oportunidades: palestras, oficinas, exposições e partilha de ferramentas e boas práticas, tertúlias, painéis de reflexão e debate, atividades, espaços de acolhimento e acompanhamento, momentos e espaços de oração e de celebração. E tudo isto à medida de cada um: isto é cada participante escolheu aquilo em que quis participar (dado que existiram diversas propostas simultâneas), e escolheu à medida das suas necessidades e interesses (havendo propostas mais de apresentação e introdução, outras de maior aprofundamento).

Tema

O primeiro evento do ADRO teve como tema o convite/apelo/desafio VINDE E VEDE (Jo 1)
35No dia seguinte, João encontrava-se de novo ali com dois dos seus discípulos. 36Então, pondo o olhar em Jesus, que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus!» 37Ouvindo-o falar desta maneira, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «Que pretendeis?» Eles disseram-lhe: «Rabi - que quer dizer Mestre - onde moras?» 39Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Eram as quatro da tarde. 40André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João e seguiram Jesus. 41Encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o Messias!» - que quer dizer Cristo. 42E levou-o até Jesus. Fixando nele o olhar, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, o filho de João. Hás-de chamar-te Cefas» - que significa Pedra. 43No dia seguinte, Jesus resolveu sair para a Galileia. Encontrou Filipe, e disse-lhe: «Segue-me!» 44Filipe era de Betsaida, a cidade de André e de Pedro. 45Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José de Nazaré.» 46Então disse-lhe Natanael: «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?» Filipe respondeu-lhe: «Vem e verás!»
Jo 1, 35-46
VINDE E VEDE … Este é um desafio aos primeiros discípulos, mas também o desafio a todos os homens, de todos os tempos, a nós mesmos.
É também um desafio a cada um dos potenciais participantes, a desprender-se do que o detém amarrado à sua zona de conforto e a deixar-se apelar por Cristo que chama.
Também no que respeita ao ADRO, mormente tratar-se do seu primeiro evento, se poderá responder aos que perguntam «o que é o ADRO?» – ora pois, VINDE E VEDE …

Programa

O programa do adro é composto por uma variedade extensa de ofertas:

Sessões Plenárias

palestras sobre temas eclesiais contemporâneos (participação geral)

Painéis

espaços de debate de um tema de interesse atual para o escutismo católico (participação por inscrição)

Oficinas

espaços de apresentação e formação prática sobre ensinamentos, animação e técnicas relevantes para a animação pedagógica das unidades (participação por inscrição)

Exposições e Mostras

apresentações temáticas e das oficinas, espaço multimédia (participação de acesso livre)

Propostas de Oração

propostas diversas de oração, recolhimento, celebração e reconciliação (participação de acesso livre)

Atividades e Animações

propostas de atividade e partilha, espaços de intervenção individual e de convívio coletivo (participação por inscrição ou de acesso livre)

Espaços e momentos de animação

OO programa do Adro 2020 contemplou ainda os seguintes espaços e momentos de animação:


Exposição Oficinas

Animação dos espaços comuns com elementos resultantes dos trabalhos e conclusões das oficinas de formação e animação.

Speaker’s Corner

Espaços abertos, a acontecer nos períodos dos intervalos, para que qualquer participante possa intervir, partilhando seja um desafio, uma conquista, uma inquietação, um testemunho. Espaço também para partilhas mais direcionadas com os oradores dos painéis.

Rosto de Deus

Painel que se construirá com os contributos de todos os participantes e nos acompanhará durante todo o evento.

Momento Escuta

Pontos de encontro a dois, para uma escuta descomprometida, mas também esclarecida e experiente, para uma conversa informal, mas também a partilha de uma dúvida, de uma encruzilhada.

Encontro e Silêncio

Espaço preparado para adoração, que terá em horários específicos o Santíssimo exposto, bem como um guião-proposta de oração.

Espaço Multimédia

Espaço com mostra para apresentação e experimentação de sites, plataformas, apps, etc., que podem ajudar e ser ferramentas ao dispor para o crescimento pessoal e/ou a animação da fé

Acolh´o Adro

Espaço permanente de oração animado à maneira de Taizé.

Reconciliação

Espaço de reconciliação onde, em horários específicos, haverá sacerdotes disponíveis para este sacramento.