EVENTO

Adro 2022

O segundo evento do ADRO, organizado em parceria com a Junta Regional de Aveiro, teve lugar nos dias 10 e 11 de setembro de 2022, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro.

Evento

Este segundo evento do ADRO foi uma atividade de fim de semana com propostas de formação, experiências e vivências em torno da animação da fé e vivência da espiritualidade no CNE.
Os participantes encontraram ali imensas oportunidades: palestras, oficinas, exposições e partilha de ferramentas e boas práticas, tertúlias, painéis de reflexão e debate, atividades, espaços de acolhimento e acompanhamento, momentos e espaços de oração e de celebração. E tudo isto à medida de cada um: isto é cada participante escolheu aquilo em que quis participar (dado que existiram diversas propostas simultâneas), e escolheu à medida das suas necessidades e interesses (tendo havido propostas mais de apresentação e introdução, outras de maior aprofundamento).

Tema

O segundo evento do ADRO teve como tema o convite/apelo/desafio LEVANTA-TE E ANDA (Lc 5, 23b)

17Um dia, quando Jesus ensinava, estavam ali sentados alguns fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as localidades da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e o poder do Senhor levava-o a realizar curas. 18Apareceram uns homens que traziam um paralítico num catre e procuravam fazê-lo entrar e colocá-lo diante dele. 19Não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao teto e, através das telhas, desceram-no com a enxerga, para o meio, em frente de Jesus. 20Vendo a fé daqueles homens, disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados.» 21Os doutores da Lei e os fariseus começaram a murmurar, dizendo: «Quem é este que profere blasfémias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?» 22Mas Jesus, penetrando nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar em vossos corações? 23Que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 24Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, o poder de perdoar pecados, ordeno-te - disse ao paralítico: Levanta-te, pega na enxerga e vai para tua casa.» 25No mesmo instante, ergueu-se à vista deles, pegou na enxerga em que jazia e foi para a sua casa, glorificando a Deus. 26Todos ficaram estupefactos e glorificaram a Deus, dizendo cheios de temor: «Hoje vimos maravilhas!»

Lc 5, 17-26
LEVANTA-TE E ANDA … Este é um desafio ao paralítico que jazia no catre. Trazido até próximo de Jesus, mas também o desafio a todos os homens, de todos os tempos, a nós mesmos nestes tempos conturbados.
Foi também um desafio a cada um dos participantes, a desprender-se do que o detém amarrado à sua zona de conforto e a deixar-se apelar por Cristo que chama.
Também no que respeita ao ADRO, mormente tratar-se do seu segundo evento, se poderá dizer aos que estão nas suas fechados nas suas casas ou localidades – ora pois, LEVANTA-TE E ANDA …

Programa

O programa do ADRO foi composto por uma variedade extensa de ofertas:

Sessões Plenárias

palestras sobre temas eclesiais contemporâneos (participação geral)

Painéis

espaços de debate de um tema de interesse atual para o escutismo católico (participação por inscrição)

Oficinas

espaços de apresentação e formação prática sobre ensinamentos, animação e técnicas relevantes para a animação pedagógica das unidades (participação por inscrição)

Exposições e Mostras

apresentações temáticas e das oficinas, espaço multimédia (participação de acesso livre)

Propostas de Oração

propostas diversas de oração, recolhimento, celebração e reconciliação (participação de acesso livre)

Atividades e Animações

propostas de atividade e partilha, espaços de intervenção individual e de convívio coletivo (participação por inscrição ou de acesso livre)

Apresentações

Parcerias e Apoios

Parceria

Apoios